terça-feira, 28 de março de 2017

Daniela Oliveira ja esta preparada para a maior festa de chocolates do mundo...

História da Páscoa
Origens do termo, Páscoa entre os judeus e cristãos, a história do coelhinho da páscoa e os ovos de chocolate, significados, importância, formas de comemoração e celebrações, rituais e símbolos





As origens do termo  

Fotos de Steferson Faria
A Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes entre as culturas ocidentais. A origem desta comemoração remonta muitos séculos atrás. O termo “Páscoa” tem uma origem religiosa que vem do latim Pascae. Na Grécia Antiga, este termo também é encontrado como Paska. Porém sua origem mais remota é entre os hebreus, onde aparece o termo Pesach, cujo significado é passagem. 

Entre as civilizações antigas  

Historiadores encontraram informações que levam a concluir que uma festa de passagem era comemorada entre povos europeus há milhares de anos atrás. Principalmente na região do Mediterrâneo, algumas sociedades, entre elas a grega, festejavam a passagem do inverno para a primavera, durante o mês de março. Geralmente, esta festa era realizada na primeira lua cheia da época das flores. Entre os povos da antiguidade, o fim do inverno e o começo da primavera era de extrema importância, pois estava ligado a maiores chances de sobrevivência em função do rigoroso inverno que castigava a Europa, dificultando a produção de alimentos.






A História do coelhinho da Páscoa e os ovos  

Fotos de Steferson Faria
A figura do coelho está simbolicamente relacionada à esta data comemorativa, pois este animal representa a fertilidade. O coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades. Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo. No Egito Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas.

Mas o que a reprodução tem a ver com os significados religiosos da Páscoa? Tanto no significado judeu quanto no cristão, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova. Já os ovos de Páscoa (de chocolate, enfeites, jóias), também estão neste contexto da fertilidade e da vida.

A figura do coelho da Páscoa foi trazido para a América pelos imigrantes alemães, entre o final do século XVII e início do XVIII.






Fotos Steferson Faria
As Meninas de Diego Velasquez
Examine o quadro As Meninas, de Diego Velázquez. A cena é observada por todos os ângulos, seja no ambiente onde ocorre, pelo próprio pintor auto-retratado e pelos reis Felipe IV e Mariana da Áustria, cujas presenças são reveladas por um espelho; seja pelo espectador externo. Uma dama de honra oferece uma bebida - uma xícara de chocolate, segundo vários pesquisadores - a uma das infantas que aparecem no quadro. Como a tela é de 1656, podemos concluir que, na corte espanhola, o chocolate já era bastante popular. Verifique quantas ambientações estão presentes na pintura e faça uma pesquisa sobre ela.



Fotos de Steferson Faria
https://www.facebook.com/steferson.faria












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nathalia Favato - Musa do Cruzeiro -A Original. Ela é a queridinha do torcedores cruzeirenses.

Conheçam um pouco de Nathalia Favato, a Musa do Cruzeiro, hoje ela fala uma pouco de si para nossa Revista/blog. Praia: Rio de Janeiro (Arra...