FRonte Encontro-de-trancadeiras-e-turbanteiras-marca-os-466-anos-de-salvador-na-comunidade-do-calafate/
Neste sábado, 28/03, aconteceu o primeiro Encontro Nacional de Trançadeiras e Turbanteiras em Salvador, na Escola Municipal do Calafate, no bairro Fazenda Grande do Retiro. Organizado por Lucia Leiro, professora do Departamento de Educação da Universidade Estadual da Bahia – UNEB, o encontro surgiu da ideia de reunir as profissionais que já atuam no ramo em um único evento, a fim de escutar as demandas dos que trabalham com estética afro.
“Sabemos que existem vários grupos que se encontram em Parques, Praças, Escolas, Universidades e nas redes sociais para falar da estética afro, e precisamos pensar em políticas públicas e também em como levar essas ações para as comunidades”, conta Lucia em entrevista pelo Facebook.
Para o encontro estão convidadas a Produtora Cultural e estudante de Moda Luma Nascimento, a turbanteira e proprietária da marca Boutique de Krioula Michelle Fernandes (foto), a empreendedora e associada do Coletivo Mulheres do Calafate Rose Rozendo e a turbanteira Valdiele Lima. Para as oficinas foram convidas Dani Santama (Turbantes), Márcia Nascimento (Tranças) e Mona Jasmim (Cabelos).“Chamamos sobretudo as mulheres negras e jovens porque é o nosso público maior, mas nada impede que outras pessoas participem”, acrescenta a organizadora.
Além das oficinas, a programação inclui café-da-manhã, mesa de abertura, mesa temática, cuidados e tratamentos de cabelos crespos e cacheados. Sorteios, brindes e exposição de artesanato estão previstos.
O Encontro Nacional de Trançadeiras e Turbanteiras integra o Festival da Cidade 2015, que desde 22 de março realiza ações em diversos bairros em comemoração os 466 anos de Salvador.
Serviço 1º Encontro Nacional de Trançadeiras e Turbanteiras Quando : 28/03 (sábado) Onde: Escola Municipal do Calafate, no bairro Fazenda Grande do Retiro. Horário : 8h às 17h Gratuito
Nenhum comentário:
Postar um comentário