terça-feira, 14 de junho de 2016

1º Encontro de Trançadeiras e Turbanteiras marca os 466 anos de Salvador na Comunidade do Calafate

Neste sábado, 28/03, aconteceu o primeiro Encontro Nacional de Trançadeiras e Turbanteiras em Salvador, na Escola Municipal do Calafate, no bairro Fazenda Grande do Retiro. Organizado por Lucia Leiro, professora do Departamento de Educação da Universidade Estadual da Bahia – UNEB, o encontro surgiu da ideia de reunir as profissionais que já atuam no ramo em um único evento, a fim de escutar as demandas dos que trabalham com estética afro.

Trançadeira no Mercado Di Preta - Rio de Janeiro - Novembro 2014 - Cor e Estilo
Trançadeira no Mercado Di Preta – Rio de Janeiro – Novembro 2014 – Cor e Estilo

“Sabemos que existem vários grupos que se encontram em Parques, Praças, Escolas, Universidades e nas redes sociais para falar da estética afro, e precisamos pensar em políticas públicas e também em como levar essas ações para as comunidades”, conta Lucia em entrevista pelo Facebook.

MIchelle Fernandes, proprietária da Boutique de Krioula, uma das convidadas do Encontro
MIchelle Fernandes, proprietária da Boutique de Krioula, uma das convidadas do Encontro

Para o encontro estão convidadas a Produtora Cultural e estudante de Moda Luma Nascimento, a turbanteira e proprietária da marca Boutique de Krioula Michelle Fernandes (foto), a empreendedora e associada do Coletivo Mulheres do Calafate Rose Rozendo e a turbanteira Valdiele Lima. Para as oficinas foram convidas Dani Santama (Turbantes), Márcia Nascimento (Tranças) e Mona Jasmim (Cabelos).“Chamamos sobretudo as mulheres negras e jovens porque é o nosso público maior, mas nada impede que outras pessoas participem”, acrescenta a organizadora.
Além das oficinas, a programação inclui café-da-manhã, mesa de abertura, mesa temática, cuidados e tratamentos de cabelos crespos e cacheados. Sorteios, brindes e exposição de artesanato estão previstos.
O Encontro Nacional de Trançadeiras e Turbanteiras integra o Festival da Cidade 2015, que desde 22 de março realiza ações em diversos bairros em comemoração os 466 anos de Salvador.
Serviço
1º Encontro Nacional de Trançadeiras e Turbanteiras
Quando : 28/03 (sábado)
Onde: Escola Municipal do Calafate, no bairro Fazenda Grande do Retiro.
Horário : 8h às 17h
Gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nathalia Favato - Musa do Cruzeiro -A Original. Ela é a queridinha do torcedores cruzeirenses.

Conheçam um pouco de Nathalia Favato, a Musa do Cruzeiro, hoje ela fala uma pouco de si para nossa Revista/blog. Praia: Rio de Janeiro (Arra...